terça-feira, 26 de junho de 2012

Prevenindo Quelóide!


 
O que é queloide ?

Sabemos que a pele é o maior órgão do corpo humano, e que suas células passam por uma renovação constante por toda nossa vida! Quando sofremos uma  lesão na pele, corte arranhão, cirurgia, e até tatuagem, aquele espaço agredido, naturalmente aumenta sua atividade de multiplicação celular. Isso é normal e faz parte do processo de renovação do local afetado.

Só que, às vezes em algumas pessoas, as células que deveriam apenas manter o tamanho e preencher o espaço deixado pela lesão, continuam se reproduzindo, mesmo após  o preenchimento deste espaço, resultando numa cicatriz hipertrófica ou em quelóides. O quelóide é uma hipertrofia (aumento no volume das células de um tecido) que ocorre nas lesões onde deveria ter apenas uma simples cicatriz, ou seja, é “uma cicatriz que passou do limite e não soube a hora de parar de crescer”.

Os quelóides são cicatrizes que se projetam além da superfície da pele formando uma projeção tecidual com uma área lisa, geralmente avermelhada podendo apresentar coceira e até dor. O pior é que além de exagerar no preenchimento da lesão o quelóide pode se estender muito além do local da lesão.

Essa reação do organismo não regride espontaneamente e os tratamentos não costumam ser muito eficazes. É muito difícil remover completamente quelóides. A retirada cirúrgica, embora pareça atraente, não é uma boa idéia. Este tipo de tratamento resulta muitas vezes no surgimento de outro quelóide muito maior que aquele presente inicialmente.

Não se sabe exatamente o que leva uma pessoa a ter essa disposição. As pessoas de pele mais escura possuem uma tendência maior a desenvolver quelóides que aquelas de pele mais clara. No entanto, é preciso ver o histórico familiar, que no caso, pode indicar uma tendência ao seu desenvolvimento. 

Eles são raros na infância e na velhice e ocorrem principalmente entre a puberdade e os 30 anos. 

Durante a gravidez as mulheres possuem maior tendência a desenvolvê-los.

Prevenindo Quelóides 


Lâmina de silicone
 
A lâmina ou placa de silicone é utilizada na prevenção de quelóides ou cicatrizes hipertróficas,elas devem ser utilizadas sobre cicatrizes recentes as quais apresentam ou não predisposição em desenvolver quelóide ou cicatrizes hipertróficas, por um período de 12 a 16 horas por dia, de 4 a 6 meses, ou mais, conforme orientação do cirurgião. Existem disponíveis no mercado lâminas em vários formatos, conforme mostra figuras abaixo.



Modelos de lâmina de silicone para prevenção de cicatriz hipertrófica e/ou quelóide em cirurgia plástica. 



Aplicação de lâmina de silicone autoadesiva em cicatriz de operação plástica de redução de mamas (mastoplastia redutora) para prevenir quelóide.



Aplicação de lâmina de silicone autoadesiva em cicatriz de plástica de abdome (abdominoplastia) para prevenir quelóide.

Opção para amenizar a cicatriz:


Gel para cicatrizes de fórmula avançada
Kelo-cote® é um gel de silicone tópico, patenteado, para o tratamento e prevenção de cicatrizes hipertróficas e queloides.

Kelo-cote® é indicado para cicatrizes resultantes de traumas, cirurgias, queimaduras e outros eventos que possam causar lesão à pele.

Recomendado por médicos.
Para maiores informações sobre Kelo-cote®, por favor, contate o nosso serviço de atendimento ao cliente:
Ligações outros estados: 0800 727 76 31
Ligações para São Paulo: Fixo: 11-2179-9239
 

Um comentário: